Busca

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Pele Bronzeada Antes do Verão.



O verão está chegando, e você...está em dia com seu peso? Está em dia com sua pele?
Muitas pessoas procuram alternativas ao sol para manter um bronzeado durante todo o ano porem estes processos são cansativos, repetitivos e alguns muito caros.
Nos dias de hoje, o nutricionista é seu amigo do bronzeamento usando novas classes de suplementos autobronzeadores que te deixam dourada sem o auxilio do sol ou câmaras de bronzeamento artificial.
Uma alternativa mais barata, facil e sem sair de casa, estes suplementos vem surpreendendo seus adeptos que ficam com um lindo dourado na pele durante todo o ano.
No verão, com o clima pipocando...40ºc...muito sol...sua pele tem mais chances de ficar ainda mais dourada sem precisar ficar "horas a fio" sob o sol.
Quer ficar lindamente dourada...procure um nutricionista.

Bom...agora que você vai ficar bronzeada...só falta cuidar do peso.


Dra Paula Fernandes da Cunha - Nutricionista Personal Diet. Tel. para marcação de consultas: (21) 3106 9027(apenas particular) ou (21)36683131 (planos de saúde e particular)

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Prisão de Ventre...Inimiga da saúde!


Quem nunca sofreu de prisão de ventre que atire a primeira pedra!

Isto é um problema mais comum do que se imagina. A prisão de ventre ou constipação pode ser definida como a evacuação em freqüência inferior a três vezes por semana. No entanto, algumas pessoas com constipação apresentam freqüência de evacuações normal, mas relatam dificuldade para evacuar (sendo necessário esforço excessivo), fezes endurecidas, sensação de evacuação incompleta. Sabe-se que a constipação é mais freqüente nas mulheres, mas ainda não se encontrou uma razão para isso. É também mais comum em idosos do que nos indivíduos mais jovens.

Só que, ao contrário do que se imagina, ir uma vez ao dia ao banheiro não é o ideal. Isso é ter intestino preso. O correto é ir ao banheiro em cada refeição que fizer, ou seja, se a tua rotina é tomar café da manhã, almoçar e jantar, então o ideal é que você vá ao banheiro 3 vezes ao dia. Se você não faz isso então pode estar acumulando SUJEIRA em seu intestino

A dica para evitar a prisão de ventre é consumir muitas fibras naturais. As fibras são encontradas em diversos alimentos, como mamão, aveia, cevada, vegetais entre outros. Uma solução econômica e muito eficaz é o consumo de suco de babosa. A babosa é altamente nutritiva e funciona ainda como um grande gari, fazendo uma limpeza profunda em todo o organismo, principalmente no intestino. No mesmo dia de uso deste suco, a pessoa já passa a ter uma regulação mais adequada do intestino, trazendo mais alívio, desinchaço e bem estar.

Mais cuidado! É preciso conhecer bem a planta para preparar o suco, senão você pode fazer errado e ao invés de fazer bem pode não trazer resultado algum. Recomendo a compra de suco de babosa pronto e estabilizado.

O controle alimentar é o primeiro passo para a correção do problema.


1) Aumente o consumo de água. Consuma no mínimo de 8 a 10 copos por dia;
2) Substitua alimentos refinados por integrais como pães, arroz, biscoitos e macarrão;
3) Selecione melhor as frutas que você usa: mamão, ameixa, manga, laranja, melancia, são sempre boas opções. Evite a goiaba e a banana prata;
4) Utilize a linhaça na vitamina. A linhaça deve ser adquirida inteira e liquidificada na hora de usar;
5) Faça de 5 a 6 refeições por dia, se alimentando de 3 em 3 horas, em pequenas quantidades sem esquecer das principais refeições. Mastigue muito bem os alimentos;
6) Aumente o consumo de verduras, legumes e frutas. Estes são ricos em fibras, importantes para um bom funcionamento intestinal;
7) Consuma iogurte, coalhada ou leite fermentado diariamente;
8) Consuma frutas de preferência com casca e bagaço;
9) Faça atividade física regularmente. Este ajuda a manter bons movimentos do peristaltismo intestinal;
10) Estabeleça horários regulares para ir ao banheiro, sendo estes em momentos tranquilos;
11) Controle o estress e a ansiedade. Muitas pessoas que apresentam crises de cosntipação intestinal durante estes momentos.

Selecionamos algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar o funcionamento do intestino:

Melhorar a flora instetinal é um caminho não só para corrigir o funcionamento do intestino como também para evitar doenças. A nossa flora atua como mecanismo de defesa, protegendo nosso corpo. Neste processo, os pré e probióticos são nossos alidados.

Os prebióticos são substâncias não digeríveis pelo organismo humano e que, por isto, chegam ao nosso instestino intactas sendo fermentadas pelos microorganismos lá presentes. Este processo gera uma série de benefícios ao organismo tais como:

1) Ajuda na manutenção da flora intestinal;
2) Melhora o sistema imune;
3) Estimula a motilidade intestinal (trânsito intestinal);
4) Contribui com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarréia e a constipação intestinal;
5) Pode auxiliar na diminuição do colesterol e triglicérides;
6) Possui efeito bifidogênico, isto é, os prebióticos estimulam o crescimento das bifidobactérias. Essas bactérias suprimem a atividade de outras bactérias que são putrefativas, que podem formar substâncias tóxicas.

Na alimentação, são encontrados em alimentos como chicória, cebola, alho,alcachofra, banana, batata Yacon. Este último alimento, rico em inulina, um conhecido prebiótico, tem sido indicado para controle dos níveis de glicose sanguíneo. Outro alimento que faz parte do grupo é a banana verde, rica no amido resistente, também prebiótico.

A indústria também disponibiliza alimentos que tiveram os prebióticos adicionado a suas formulações. Outra opção é o uso de prebióticos em saches. O nutricionista poderá prescrever se for o caso.

Já os probióticos, (derivado do grego a palavra significa pró-vida), são alimentos que contém microorganismos vivos que quando ingeridos em determinada quantidade, apresentam efeito benéfico sobre a saúde e bem estar do hospedeiro, por estimular o crescimento e atividade de bactérias benéficas. Isso é importante porque um desequilíbrio na microbiota intestinal interfere no aproveitamento de vitaminas e nutrientes, aumenta os problemas intestinais e o risco de cânceres.

Os probióticos possuem diversos benefícios como: atividade anticarcinogênica, agem melhorando quadros alérgicos alimentares e intolerância à lactose, auxiliam na redução do colesterol, melhoram o funcionamento intestinal, evitam a prisão de ventre, fortalecem o sistema imunológico. A indústria dispõe de produtos ricos em probióticos como os leites fermentados e diversos tipos de iogurte. Além disto, os probióticos podem ser manipulados para consumo em sachê ou cápsulas.

O consumo destes alimentos deve ser associado a uma dieta equilibrada, pobre em gorduras saturas e trans, rica em líquidos e em alimentos como frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas, carnes brancas e magras.