Busca

quarta-feira, 20 de abril de 2011

SEM APETITE SEXUAL? A NUTRIÇÃO PODE TE AJUDAR!



O ser humano tem uma natureza especial se referindo a sexualidade, se comparada
aos outros seres vivos. Os alimentos servem para ativar o metabolismo em suas diversas
finalidades e dentre elas, pode-se ativar, o desempenho físico com a atividade sexual. A maioria das pessoas consome alimentos sem se preocuparem para qual a sua finalidade , no entanto, a falta permanente dos chamados micro-nutrientes essenciais, levam a sérios distúrbios em várias áreas do nosso organismo.
Ao comparar o organismo humano a uma máquina que necessita de abastecimento,
fica bem fácil compreender os problemas nas relações amorosas. O predomínio de
carboidratos refinados é um dos fatores do descontrole hormonal e empobrece o
funcionamento cerebral. Um nutriente que podemos referenciar seria o magnésio que
juntamente com o cálcio e lítio é responsável pelo bom humor e disposição mental,
auxiliando na recomposição do bem-estar. A ausência de nutrição essencial faz com que o corpo humano perca a sua “sinfonia”, prejudicando diversas partes do organismo.
O apetite sexual está neste contexto de equilíbrio na ingestão suficiente de nutrientes para gerar uma melhora física para o prazer nas relações sexuais ou competência sexual. Na falta deste, temos como resultado uma insatisfação no apetite sexual que se inicio com desgaste das reações biofisicoquímicas, onde a matéria prima “dita alimentos afrodisíacos” esteve ausente por longo tempo.

A função sexual é assegurada sim pela alimentação adequada e a ingestão de nutrientes. A dieta saudável deve fornecer uma quantidade suficiente de proteínas e ácidos graxos essenciais, bem como de colesterol (ovos, derivados do leite) ou gorduras vegetais (encontradas, por exemplo, no azeite de oliva); esses alimentos contém precursores de alguns hormônios sexuais.
Vários órgãos do sistema endócrino participam da função sexual como por exemplo a tão falada tireóide que é uma glândula que regula a produção de energia e o metabolismo, depende do iodo e de vitaminas do complexo B, particularmente a tiamina e o ácido pantotênico. A função testicular é fundamental para a produção de testosterona, o hormônio mais importante para o desejo sexual nos homens. Os hormônios androgênicos produzidos pelas adrenais mantém a atividade testicular e participam do desenvolvimento sexual masculino. A vitamina E e o zinco podem ser dois elementos fundamentais quando se fala em energia sexual. As vitaminas A, E e o ácido fólico, assim como os ácidos graxos essenciais, são importantes para a produção do sêmen. Os minerais cálcio, magnésio, zinco e enxofre, além da vitamina B12, inositol e vitamina C, são encontrados no esperma de pessoas saudáveis e podem desempenhar papel importante na fertilidade.
As glândulas adrenais são importantes para a função sexual, tanto do ponto de vista fisiológico quanto em termos de produção de energia. Muitos elementos participam do seu funcionamento normal - vitaminas A, C, E, complexo B (especialmente o ácido pantotênico) e ácidos graxos essenciais. Determinados fatores, como o estresse, o excesso de atividade mental e o uso regular de cafeína e açúcar, podem diminuir o funcionamento dessas glândulas.
Em homens com diminuição da libido, a suplementação de zinco, magnésio e vitamina B6 pode de grande utilidade, porem com o acompanhamento de uma nutricionista. Nos casos de impotência, as vitaminas C e E, o complexo B, cálcio e o aconselhamento psicológico podem ajudar e muito!
Alguns produtos vegetais, como a raiz do ginseng, que apresenta ação estimulante, podem melhorar a disposição e aumentar a energia. Além disso, reduzir o estresse e diminuir a ingestão de drogas sedativas, como o álcool, e que interferem com a circulação, como a nicotina, também podem trazer benefícios. Uma grande parte dos transtornos da sexualidade estão relacionados com o estresse mental e problemas de relacionamento ou da vida diária menos pois vivemos em um tempo onde tudo ocorre de forma acelerada e é grande a quantidade de informações que temos de absorver...resultado? Estresse! Fadiga! Até falta de tempo para namorar... Por isso reservar um tempinho, mesmo que curto para atividades de prazer, é fundamental.
Os homens, como as mulheres, têm necessidades nutricionais particulares para preservar a energia e a sexualidade. Para o sexo masculino, geralmente, são necessárias pelo menos as quantidades mínimas recomendadas de todos os nutrientes, com menos ferro e mais magnésio e vitaminas do complexo B que as mulheres. De qualquer forma, as exigências não são muito diferentes entre homens e mulheres. Os homens podem precisar de um pouco mais de ferro, particularmente quando apresentam algum distúrbio que cursa com sangramento, anemia, ou quando são vegetarianos. Obviamente, os homens também precisam de mais calorias e proteínas, tendo em vista que geralmente apresentam maior massa muscular e atividade física mais intensa. A quantidade de calorias necessárias varia de acordo com o peso desejado e a prática de exercícios físicos. Os sedentários, devem ter uma redução da ingestão calórica.

O que são os Afrodisícos?

Afrodisíacos são agentes químicos ou odores que estimulam o desejo sexual ou elevam sua potência .
Algumas especiarias podem ser usadas para estimular o apetite sexual por produzirem odores estimulantes do apetite e criarem um clima no ambiente. São elas: açafrão, cravo, noz moscada, pimentas de vários tipos, gengibre, tomilho, ginseng, canela, aipo, mostarda, coentro, jasmim e almíscar (espalhando-se o pó sobre a comida).
Essas especiarias ainda trazem a vantagem de não conter calorias. Com elas, é possível fazer pratos light e saborosos.
Há alimentos que aumentam a produção, tanto dos espermatozóides e da testosterona (hormônio decisivo na libido) como da secreção lubrificante vaginal, estimulando ainda mais a vida sexual dos casais. É o caso das ostras frescas, um alimento energético, que têm fósforo, iodo, zinco e contêm pouca gordura. Isso aumenta a disposição para o sexo.

MITO!
No caso do ovo de codorna, um mito popular, é um alimento riquíssimo em proteínas, possui grande quantidade de vitamina B1 e B2, ferro, manganês, cobre, fósforo e cálcio, tem baixa taxa de colesterol, mas não possui nenhuma substância que potencialize o apetite sexual. Já o amendoim, outro mito, é um alimento altamente energético, de alto valor calórico, por ser uma oleaginosa, e contém grande quantidade de vitamina B3, que colabora para a vasodilatação sanguínea, por isso é relacionado ao aumento da libido e do apetite sexual.

Para uma vida sexual ativa é preciso conciliar a prática de atividades físicas a uma alimentação balanceada que evite açúcar e gorduras saturadas e contenha carboidratos, de preferência massas preparadas com farinhas integrais, sem deixar de lado proteínas como as carnes magras, peixes, frango sem pele, a clara do ovo bem cozida (sem a gema). Sem esquecer das frutas, vegetais folhosos e legumes. Recomenda-se no mínimo cinco refeições, pois o jejum prolongado leva à hipotensão (pressão baixa), hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), fadiga e desânimo. O poder afrodisíaco dos alimentos também está na combinação de cores e aromas

Alimentos que podem despertar o desejo
Alguns alimentos estimulam a corrente sangüínea, e combinados a outros fatores, como o aspecto, o aroma e a sensação na boca, fazem despertar o desejo. Alguns alimentos que provocam essa sensação:
legumes:
São essenciais para produção dos hormônios que influenciam na função nervosa.
Verduras:
Contribuem com a vitamina C que fortalece as paredes dos vasos sangüíneos permitindo um bom fluxo para todo corpo.
Frutos do mar:
Oferecem zinco, essencial para o homem, pois ele necessita desta fonte para produção de esperma.
Chocolate:
Contém estimulantes de alcalóide, teobromina e cafeína. Proporciona bem estar, força e vitalidade. Era a bebida sagrada dos astecas e estava relacionado à deusa da fertilidade,(COMER COM MODERAÇÃO POIS ENGORDA!!!)
Aspargo
É saboroso, nutritivo, pouco calórico , e possui boa fonte de vitamina C, porém não melhora a atuação sexual. A forma sugestiva é que cria a aura afrodisíaca;
Ostras
É um dos mais afamados afrodisíacos. Deve grande parte da sua reputação ao ritual de abertura e da sensação ao ser degustada. As ostras são ricas em zinco e ferro. O ferro é conhecido pelo transporte de oxigênio pelo sangue, e o zinco é um elemento essencial na estimulação do metabolismo. A sopa com a combinação do aspargos e ostra, é nutritiva , pouco calórica, não é rica em gorduras saturadas, sendo uma boa opção de uma receita afrodisíaca, lembrando sempre de não exagerar no vinho.
Pinhão
Têm uma reputação por todo o mediterrâneo como um dos alimentos mais eficazes para estimular a libido.
Nozes
Eram usadas por Romanos em rituais de fertilidade e como potencializadoras do desejo para o romance.
Açafrão
• Especiaria vermelho-alaranjada, perfeita no uso com mariscos. Tradicionalmente utilizada na Espanha em pratos com frutos do mar, como a Paella, por exemplo. No Oriente é muito utilizado como estimulante.
Cardamomo
De acordo com a medicina herbal indiana, pó de sementes de cardamomo fervidas em leite e mel são um excelente remédio contra a impotência.
Cravos-da-índia
Os cravos-da-Índia são antes de mais nada um excelente digestivo. Na literatura chinesa do século III a.C., os cravos-da-índia eram relatados como um poderoso afrodisíaco. Perduram muitos mitos e tradições que vêem nos cravos-da-índia o poder de despertar o desejo.

Alimentos que podem acabar com o romantismo
Gorduras saturadas: a formação de placas de gorduras impede a circulação sangüínea, que tem um papel fundamental nas respostas as mensagens sexuais.
Álcool: em excesso desativa as inibições comportamentais, mas esse efeito liberador pode ser anulado pelo seu efeito depressivo. O álcool também tem uma ação semelhante ao hormônio feminino estrogênio. E este pode ter um efeito devastador sobre a masculinidade, causando impotência e retração dos testículos em homens que bebem muito. As bebidas alcóolicas devem ser usadas com moderação, pois apesar de causarem o desejo, roubam a atuação, e em exagero causam perda dos reflexo e sonolência.
Alho e cebola: evite consumir pratos recheados com esses temperos no dia dos namorados para não comprometer o seu hálito, uma vez consumidos fica difícil apagar os seus rastros.
Leguminosas e vegetais fermentessíveis como repolho, brócolis e couve-flor: estes alimentos podem provocar gases e acabar com o romantismo na noite do dia 12


Para maiores informações a atendimento personalizado: Dra. Paula Fernandes da Cunha - Nutricionista Personal Diet. Tel.: 31069027 - 36683131 - 93377942 - fisionutpaula@bol.com.br