Busca

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Auriculoterapia



A auriculoterapia é um sistema independente dentro da acupuntura e sua aplicação atual não se limita apenas ao tratamento das enfermidades através dos pontos auriculares. Este microsistema também tem-se desenvolvido em relação ao diagnóstico em muitas patologias. Através da auriculoterapia podemos tratar cerca de 200 enfermidades, entre as quais estão: enfermidades de caráter funcional, enfermidades de caráter neurótico e psicótico: cefaléias, neurastenia, insônia, depressão, ansiedade, sintomas neurológicos etc. Podemos tratar também enfermidades de caráter estrutural como cervicalgias, dores lombares e das pernas, ciatalgias, dismenorréias, dispepsias, úlceras gástricas e duodenais, gastrite, colescistite, enfermidades cardiovasculares, hipertensão arterial, enfermidades do aparelho urinário, como prostatite, hiperplasia prostática benigna; enfermidades alérgicas; dependências como alcoolismo, drogas, tabagismo, tratamento para a beleza e anti-envelhecimento.No tratamento e diagnóstico através do pavilhão auricular não só são utilizados os pontos da face anterior, como vários novos pontos descobertos no dorso da orelha.

Os pontos auriculares funcionam como uma memória do histórico patológico da pessoa, por isso o diagnóstico através destes, nos fornece o desenvolvimento cronológico das enfermidades e a preparação para processos patológicos que ainda não se manifestaram clinicamente. O diagnóstico da auriculoterapia tem valor semiológico tão importante quanto o diagnóstico através do pulso e da observação da língua na Medicina Tradicional Chinesa.

O pavilhão auricular é considerado uma parte muito importante do corpo humano, por constituir um microsistema, capaz de funcionar como um receptor de sinais de alta especificidade, podendo refletir todas as mudanças fisiopatológicas dos órgãos e vísceras, dos quatro membros, do tronco, dos tecidos, dos órgãos dos sentidos, enfim, de todo o organismo. Quando se produz um estado patológico em qualquer parte do corpo humano, este é refletido na orelha com reações positivas de caracteres e localidades diferentes, específicos a cada enfermidade em particular, e deixando relações muito estreitas entre os locais reativos e as partes do organismo implicadas na patologia.


MÉTODO DE TRATAMENTO DE COLOCAÇÃO DE SEMENTES
É um método simples e muito desenvolvido nos últimos tempos por suas vantagens operacionais. Ele consiste no uso de materiais esféricos, de superfície lisa, que realizem pressão sobre os pontos auriculares afixados com esparadrapo comum ou antialérgico. Atualmente existem cristais radiônicos que atuam de forma energética e são muito potentes no tratamento das enfermidades (radientesia). Estes materiais podem ser pequenas esferinhas imantadas ou sementes de determinadas plantas. Este método é relativamente novo, vem se desenvolvendo na China há aproximadamente 20 anos. Foi baseado e desenvolvido a partir das experiências obtidas com a agulha filiforme e o uso da agulha intradérmica no pavilhão auricular. Constitui um método mais sensível que os anteriores, já que é melhor aceito pelos pacientes, por ser menos traumático e doloroso. Entre as vantagens que este método oferece, uma delas é que se pode tratar um grande número de enfermidades, da mesma forma que os métodos anteriores, facilitando o tratamento em pessoas da terceira idade e de constituição física e débil.
As sementes podem permanecer por um período de 3 a 7 dias, dependendo da enfermidade tratada. No caso das enfermidades dolorosas, as sementes podem ser retiradas após três ou quatro dias, com o objetivo `a evolução da enfermidade e as suas características. Recomenda-se que se a mesma evoluir favoravelmente, os pontos escolhidos sejam recolocados em torno dos cinco ou sete dias.

Todos os dias o paciente deve estimular as sementes, três a cinco vezes, massageando ou pressionando as orelhas. Cinco sessões de tratamento constituem um ciclo e entre cada ciclo de tratamento deve haver um descanso de um ou dois dias, ou de umas duas semanas antes de começar um novo. Isto dependerá do tempo de evolução da enfermidade, assim como, da resposta obtida com o tratamento.

O importante é sempre procurar um profissional capacitado para tal tratamento. Hoje em dia existem muitos locais oferecendo este tipo de atendimento, mas certifique-se sempre de que será atendido por um profissional.

Para marcar consultas e sessões de auriculoterapia: 21-31069027 / 21-36683131 / 93377942 ou fisionutpaula@bol.com.br