Busca

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SEMENTES DE CHIA - AMIGA DA SAÚDE.



Parecem sementes de papoula, mas são na realidade sementes de chia (salvia hispanica L.), umas sementes pequeninas pretas, brancas ou acinzentadas, considerado por muitos nutricionista um superalimento da natureza.
São encontradas em países como o México, Argentina, Bolívia, Guatemala, Peru e Colômbia.

Durante muitos séculos, as sementes de chia foram um componente importante da alimentação dos aztecas e maias. Atualmente, no México, costuma dizer-se que uma colher de sementes de chia é o suficiente para oferecer mais energia e disposição a uma pessoa durante um dia. O valor desta sementes é tal que chegaram a ser usadas pelos aztecas como moeda de troca.

Não é também por acaso que chia é a palavra maia que significa “força”, por isso estas sementes, cultivadas pelo menos desde 2600 a.C, são hoje consideradas um superalimento.

Uma curiosidade bem legal é que a composição da chia pode ser comparada com a de outras sementes mucilaginosas como a linhaça e o psílio. Ao contrário da linhaça, a chia não contém fatores anti-nutricionais, fatores que no caso da linhaça limitam a sua utilização sem o cozimento preliminar. Fatores anti-nutricionais são os glicósidos cianogénicos ou linatina, que são antagonistas da vitamina B6, o que na realidade quer dizer que impedem a vitamina B6 de actuar no metabolismo. Além disso, a chia tem um sabor muito mais agradável do que a linhaça.

Análise nutricional (100g):
•Energia: 595 Kcal;
•Proteínas: 16g;
•Hidratos de carbono: 44g;
•Lípidos: 31g.

ENTÃO, MINHA GENTE...É BOM CONSUMIR CONFORME SUA NUTRICIONISTA LHE PRESCRECER PARA QUE VOCÊ NÃO GANHE PESO.

Mas temos muitos beneficios, como por exemplo:
•A semente de Chia, possui cinco vezes mais cálcio que o leite;
•Duas vezes mais potássio que as bananas;
•Três vezes mais antioxidantes que as famosas uvas-do-monte;
•Três vezes mais ferro que o espinafre;
•É uma fonte de proteína completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais que o homem precisa;
•São também extremamente ricas em fibras, vitaminas e minerais, sendo a fonte vegetal mais rica que se tem conhecimento até hoje;
•Contém mais ômega 3 que o salmão ou a linhaça, se tornando um dos superalimentos mais potentes, funcionais e nutritivos do Mundo.
•Melhora a função intestinal de quem tem prisão de ventre.
•Ajuda a emagrecer pois gera mais saciedade.

PORTADORES DE DIVERTICULOS...POR FAVOR...NÃO CONSUMAM ESTE SEMENTE EM FORMA DE SEMENTE...TRITURE MUITO BEM, ATÉ VIRAR UMA FARINHA FINA PARA DEPOIS CONSUMIR.


Sugestões de utilização:
Espalhar as sementes inteiras ou moídas em cereais, iogurte ou saladas, ou utilizá-las como snack.
Pode ainda moê-las e adicioná-las à farinha para fazer pão.
Pode também fazer Chia Fresca, uma bebida tradicional popular no México: coloque 2 colheres de chá de sementes de chia em 250ml de água, mexa e deixe repousar até criar um liquido ligeiramente gelatinoso. Adicione lima e seiva de agave.





O consumo diário deve ser de 2 colheres de sopo para que se veja os beneficios. Sendo as 2 colheres de sopa divididas em refeições diferentes. Vai gerar um total de aproximadamente:
29% de fibras (8,6g) e 16% de ômega 3 (4,8g) e 140 Kcal.

Lembrando sempre...PROCURE UM NUTRICIONISTA, ELE SIM ESTÁ HABILITADO PARA MELHOR LHE ATENDER E ELABORAR SEU PLANO ALIMENTAR. LIGUE PARA 31069027 OU 93377942.