Busca

segunda-feira, 7 de março de 2011

AGAVE - DOCE COMO O MEL!



Uma planta de origem mexicana é a nova sensação entre os adeptos dos adoçantes: o Agave, cujo extrato tem se revelado um bom substituto do açúcar. O Agave é uma planta suculenta, usado como matéria-prima para a fabricação da tequila, bebida destilada tradicional no México.

o extrato líquido do Agave (como costuma ser vendido) tem coloração amarela clara, odor agradável, textura mais suave que o mel e é rico em frutose, o mesmo tipo de açúcar encontrado nas frutas.

Mas quais são as vantagens desse extrato em relação ao açúcar? Nesse comparativo, o agave ganha por ter menos calorias e adoçar mais, sendo indicado para quem quer substituir o açúcar, e até mesmo o adoçante, por uma opção mais saudável. Ele é melhor que o açúcar, pois não é um alimento refinado, é orgânico, ou seja isento de contaminação química e tem menor índice glicêmico, além de ser digerido mais devagar que o açúcar, portanto não sobrecarrega o pâncreas, além disso, não contém glúten, nem lactose.

Possui cerca de 75% de frutose e é 1,4 vezes mais doce que o açúcar comum, a sacarose. É rico em minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio.

Diabéticos devem ter cuidado!

O Agave, apesar de ter menos calorias que o açúcar comum, tem bem mais que os adoçantes, possuindo 33 kcal a cada 20g (contra 77kcal do açúcar refinado e quase zero dos adoçantes sintéticos).

Além de ser mais calórico, existem algumas ressalvas para o consumo do Agave: quem sofre com o diabetes não deve consumi-lo. Como tem alto teor de frutose, para os diabéticos ele é tão perigoso quanto o mel. No caso de portadores de diabetes, se a ideia é substituir o adoçante artificial por um natural, e um exemplo é a stevia - outro adoçante natural.

Como usar o Agave

Para usar o Agave como adoçante a nutricionista Flávia Morais recomenda que se substitua uma colher de sopa de açúcar (15g) por uma colher de sobremesa de extrato de agave (10g).

O Agave também atua como potencializador de sabor, realçando o sabor de outros ingredientes, como frutas e cereais. Uma dica é amassar a banana ou cozinhar maçãs e peras e adoçar com um fio de extrato de agave. O extrato ainda pode ser usado no dia a dia para adoçar cafés, chás, assim como sobremesas, waffles, pães, panquecas, bolos e outras receitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário