Busca

sexta-feira, 18 de março de 2011

SÍNDROME DO INTESTINO (COLON) IRRITÁVEL.


Uma sindrome que atinge muitas pessoas e de dificil diagnóstico. As dores são intensas e muito ligadas a estresses e fortes emoções. Você tem SII? Muitos são os portadores que não sabem que tem.

O Síndrome do Intestino Irritável ou Síndrome do Cólon Irritável, ou simplesmente Cólon Irritável, é uma das doenças mais frequentes do tubo digestivo. É uma das principais causas de consulta quer ao Médico de Família quer ao Gastrenterologista e ao Ginecologista. Atinge cerca de 15% a 25% da população do mundo ocidental.
Tal como na Dispepsia Funcional e outras doenças funcionais não existe, no Síndrome de Intestino Irritável, nenhum substrato estrutural ou bioquímico conhecido. Quer isto dizer que todos os exames que o nosso médico nos mande realizar são normais, sejam eles, exames ao sangue ou exames de imagem ( radiografia, ecografia, TAC, Ressonância Magnética ) ou exames endoscópicos ( sigmoidoscopia ou colonoscopia ). O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa atribui à palavra funcional o seguinte sentido médico: "que afecta funções fisiológicas ou psicológicas mas não a estrutura orgânica." "sem causa orgânica perceptível (diz-se de distúrbios funcionais).".

O que causa a SII?

A causa ( ou causas ) é desconhecida. O melhor conhecimento que se adquiriu nos últimos anos sobre as vias nervosas e sobre os mecanismos de modulação vieram trazer alguma luz na compreensão da natureza básica desta perturbação: a excessiva irritabilidade dos mecanismos nervosos locais sobretudo ao nível do cólon. Os estímulos psicológicos, inflamatórios, infecciosos podem, devido à excitabilidade exagerada das vias nervosas no síndrome do intestino irritável, desencadear uma hiperatividade motora que leva a alterações do transito intestinal, ao desconforto, e à dor. Muitos estudos mostram que alguns casos existe sim uma produção maior de gases intestinais e portanto a dor e em outros casos não...a simples presença de gases no intestino já é o suficiente para que as terminações nervosas desencadeem um estimulo doloroso intenso ou simplesmente o organismo não absorve corretamente os gases.

Quais são os sintomas?
Dor ou desconforto do abdómen (a dor de apresenta em forma de "facada" no lado esquerdo do abdomem perto da crista ilíaca irradiando para membro inferior esquerdo e/ou torax do lado esquerdo também), a alteração dos hábitos intestinais ( obstipação / diarreia, só obstipação ou só diarreia - por obstipação entende-se defecar menos de 3 vezes por semana e por diarreia mais de 3 vezes por dia. ) e a distensão abdominal, são os sintomas principais deste síndrome. A dor abdominal agrava-se com as refeições ( a lista de alimentos que agravam a dor ou o desconforto é interminável ) e, alivia com a defecação. A ansiedade e a depressão são também factores, por vezes, relacionados com o aparecimento dos sintomas. Geralmente depois de defecar fica a sensação de que a defecação foi incompleta, parece que as fezes ainda ficaram no intestino. A saída de muco com as fezes é frequente. Com frequência a estas queixas sobrepõem-se às queixas da Dispepsia Funcional ( náuseas, vómitos, enfartamento... ). A dor menstrual ( dismenorreia ), a vontade frequente de urinar ( poliúria ) a dor nas relações sexuais ( dispareunia ), a enxaqueca e as dores musculares são sintomas frequentemente observados no Síndrome de Intestino Irritável.
Os sintomas do Síndrome do Intestino Irritável podem coexistir com sintomas de uma doença orgânica do tubo digestivo ( Úlcera do Estômago ou do Duodeno, Doença do Refluxo Gastro-Esofágico, Litíase da Vesícula etc.).
É frequente encontrar nos doentes com Síndrome do Intestino Irritável outros síndromes também funcionais para além da Dispepsia Funcional:
-Dor torácica esquerda
-Dor pélvica esquerda proxima a crista iliaca
-Fadiga crónica
-Nause
-Vômito
-Sensação de evacuação incompleta
-Sensação de evacuação falsa
-Tonturas
-Desanimo
-Etc.

Como se faz o diagnóstico?


Normalmente baseando-se por um lado nas nossas queixas e por outro na exclusão duma doença orgânica. Para excluir uma doença orgânica o médico, se for necessário, manda-nos realizar exames especiais: hematológicos e bioquímicos ao sangue, e técnicas de imagem radiológicas, endoscópicas, ecográficas etc. No síndrome de intestino irritável nenhum dos exames mostra alterações, todos os exames são normais.

Qual o tratamento?
Mudanças nos hábitos alimentares consistem na base fundamental do sucesso ao tratamento. A plano alimentar varia de acordo com a sintomatologia do paciente, mas a presença de fibras na alimentação do paciente é de grande importância.
Alimentos funcionais também vem ganhando um bom espaço no tratamento.
Quanto ao tratamento medicamentoso, geralmente são os que objetivam redução de dor causada pelo excesso de gases e também para a "redução dos gases intestinais".
VISITE SEMPRE SEU NUTRICIONISTA E SEU GASTROENTEROLOGITA PARA O ACOMPANHAMENTO CORRETO POIS CADA CASO É UM CASO! VOCÊ É UM SER ÚNICO E SEU TRATAMENTO DEVE SER DIRECIONADO A VOCÊ!

Um site legal para você, portador da SII pesquisar mais: http://www.colonirritavel.net/

PARA CONSULTAS- NUTRICIONISTA PERSONAL DIET PAULA FERNANDES DA CUNHA. TEL: 31069027 OU 36613131 OU PARA CONSULTAS DOMICILIARES 93377942.

11 comentários:

  1. Putz... é essa parada que eu tenho... já fui em todo tipo de especialista ... ja fiz endoscopia... colonoscopia... estou agora indo no ortopedista pelo motivo de er problema na coluna (escoliose) e estou investigando essa parte tb que já me disseram que tb pode afetar o sistema digestivo... bom... mais lendo esse texto acima e no que mais me chamou atenção o que colocaram como sintomas... é exatamente o que venho sentindo...
    É frequente encontrar nos doentes com Síndrome do Intestino Irritável outros síndromes também funcionais para além da Dispepsia Funcional:
    -Dor torácica esquerda
    -Dor pélvica esquerda proxima a crista iliaca
    -Fadiga crónica
    -Nause
    -Vômito
    -Sensação de evacuação incompleta
    -Sensação de evacuação falsa
    -Tonturas
    -Desanimo
    -Etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é o que tenho também, comi demais, depois nem conseguia respirar, exames até normais, o médico disse que era lesão no duodeno, apesar da boa vontade dele discordo, tá mais pra gases e SII acima mesmo

      Excluir
  2. Muito interessante o texto acima.
    Ja faz 2 anos que eu lido com este problema. Meu humor tem dias que fica horrivel. Tem dias que nem consigo ir trabalhar por causa das dores.
    Infelizmente não tem cura, mas mudei totalmente minha alimentação e o bom que em 3 meses perdi 10 Kilos.
    Mas os sintomas é sempre o mesmo, tonturas, dores no abdomem. Não saio de casa em buscopá no bolso.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite.
    Paula, seu texto é um dos mais completos e de fácil entendimento que encontrei em anos de pesquisas... Fui diagnosticada com fibromialgia há 10 anos, mas não acredito que esse seja meu problema, porque apesar de muitos sintomas estarem mesmo relacionados a fibro, as dores musculares que sinto são diferentes das descritas pelos portadores dela. Minhas dores são bem localizadas, e não distribuídas pelo corpo. Tenho tbm o dignóstico de SII, mas não tenho como fazer acompanhamento para que um médico me oriente e tire minhas dúvidas, primeiro porque não tenho condição de pagar, e pelo SUS aqui não há especialista, nem nenhum outro com disposição... O que gostaria de saber de vc, é se faz parte dos sintomas ter uma reação física exagerada, (dores) em situações mais tensas? Já fiz exames de coração, de pulmão, de sangue, e está tudo perfeito, mas qdo fico nervosa, mesmo que por besteira, sinto dor forte no abdomem, que irradia para o torax, para as costas, e para a virilia. Percebo que qdo consigo "soltar os gases", (costuma me encolher para frente sentada), e arroto ou elimino flatos, a dor vai diminuindo até quase sumir. Tenho a impressão de que os gases "comprimem" algum nervo, ou músculo, (sinto dores constantes no ombro, braço, clavícula, pescoço e "asa", com vários pontos dolorosos, e são esses pontos que doem mais nessas situações). Pode ser que seja uma grande besteira isso...Percebo que essa sensibilidade piora na tpm, qdo como queijos, (já estou limitando o consumo de lactose), ou abuso um pouco de massas. Sei que aqui não é lugar para uma consulta, mas realmente, estou numa situação de desespero porque sinto que isso está aumentando minha ansiedade, acabando com minha disposição de viver.. Tenho distensão abdominal, tonturas, dores e queimação estomacal, extrema irritabilidade.... Se puder me esclarecer, fico grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sinto umas dores musculares terríveis. E pode ser no corpo inteiro. Sinto no pescoço, no peito, nos braços, nas costas, nas pernas. Se meu intestino estiver inflamando, começa a doer os músculos de alguma parte do corpo. Também já pensei que o intestino incha e comprime algum nervo. Sabe o que é pior é que pelos inúmeros médicos que já passei não encontrei nem um com domínio do assunto. Falo das dores musculares e eles acham estranho. Bem temos que notar o que nos faz mal. É muita coisa, mas para mim é gordura, lactose, alimentos que dão gases, massas, é grande quantidade de comida. Frutas como banana, maçã sem casca mamão dá para comer.

      Excluir
    2. * e grande quantidade de comida. Temos que comer pouco. Melhor comida para mim arroz, salada de tomate e alface, e peito de frango.

      Excluir
    3. Ja fui parar no pronto socorro c os mesmos sintomas. Pensei estar infartando e p piorar as enzimas deram alteradas exceto a troponina. Tem um ano procuro resposta na internet. O q vc sente é igual ao q sinto. Tenho nada diagnosticado. Ate cintilografia miocardica fiz. Agora só falta levar exame ao ortopedista e neuro p ver minha coluna. Um saco isso. Medicos e mais medicos e ninguem resolve.

      Excluir
  4. Olá amigos quero comentar aqui o meu caso e a simples solução que encontrei.
    Eu durante 10 anos tive muitos problemas de intestino fiz 3 vezes Colonoscopia, passei por 5 médicos todos com
    diagnósticos diferentes, mandaram eu trocar a alimentação não comer chocolates, especiarias, gorduras, frutas,
    feijão, repolho, brócolis, leite, bebidas gaseficadas, álcool e principalmente alimentos com gluten.
    Segui a risca todas as recomendações e nada adiantou.

    Meus Sintomas eram esses:
    - Estresse - acho que todos que tem problemas com intestino é estressado ou meio depressivo, no meu caso era assim.
    - Dor Abdominal Forte ou Cólicas
    - Gases
    - Diarréia ou Constipação - dependendo do que eu comia esse quadro se alternava, alguns dias dava diarréia outros prendia o intestino
    - Muco nas Fezes

    Era meio estranho pois tinha tempos que dava uma melhorada e tinha tempos que parece que esses sintomas se agravavam.

    Até que há 2 anos atrás eu comecei a pesquisar sobre probióticos e prebióticos e cheguei a conclusão que o melhor custo benefício como probiótico
    seria o Kefir de Leite e o melhor prebiótico seria a fécula de batata crua pois ela é um amido resistente puro e encontra em qualquer mercado.

    O amido resistente que no caso é a fécula de batata crua passa direto pelo aparelho digestivo sem ser digerido e vai parar no intestino intacto e esse amido resistente serve como alimentação para as bactérias boas do nosso intestino,
    essas bactérias boas você consome através do Kefir de Leite que é uma colônia de bactérias boas para a restauração e renovação da nossa flora intestinal.

    Comecei a consumir todos os dias 2 copos de Kefir de Leite misturado com 1 colher de sopa de fécula de batata crua, parece uma coisa muito simples não ?

    Por incrivel que pareça em 1 semana meu intestino já regularizou, em 2 semanas não tinha mais nenhum sintoma, continuei tomando e tomo até hoje todos os dias
    depois de 4 meses que eu estava tomando fui fazer uma nova colonoscopia e o médico se surpreendeu comparando com os antigos resultados, eu contei para ele o que estava tomando e ele
    confirmou que realmente tem muitas pessoas tendo ótimos resultados e benefícios com o Kefir de Leite mas como ele não têm autorização para receitar produtos naturais e só pode
    receitar remédios de laboratórios e de farmácias ele não receita de forma alguma, mas disse que era para eu continuar tomando que isso tinha me curado.

    Descrevi aqui exatamente o que o médico me falou.

    Então pessoal estou deixando aqui esse relato para quem interessar que pesquise sobre o Kefir de Leite, na internet e youtube tem muitas informações, vocês vão se surpreender.

    O único problema desse Kefir de Leite é que é difícil de encontrar, mas eu encontrei um site que vende pelo valor de R$24,90 já com o frete incluso e entregam em todo o Brasil.

    o site é esse:

    kefirdeleite.com


    O Kefir de Leite quando você compra vem os grãozinhos e com esses grãos você mesmo vai fazendo em casa pois ele vai reproduzindo e vai tomando todos os dias, você compra apenas uma vez e se bem cuidado dura anos e anos.

    Então não custa dar uma pesquisada pois o meu estado eu considerava grave e me incomodava demais, estou deixando esse post em agradecimento a esse abençoado Kefir de Leite que mudou a minha saúde.

    ResponderExcluir
  5. Estou sentindo exatamente o k descreveu a médica. ...minha história já vai mais de 10 anos também. ....é li atentamente o post da Jessica. .pena k sou moçambicana e esses produtos são difíceis de encontrar. Em todo caso obrigada pelas dicas.bj

    ResponderExcluir
  6. as dores fortes que vc sentia te deixam arriado?pq em mim as dores são tão fortes que nem consigo andar direito

    ResponderExcluir
  7. as dores fortes que vc sentia te deixam arriado?pq em mim as dores são tão fortes que nem consigo andar direito

    ResponderExcluir