Busca

domingo, 20 de março de 2011

IAC - Indice de Adiposidade Corporal.



A sigla é facil: IAC - INDICE DE ADIPOSIDADE CORPORAL. Vem em substituição ao IMC -INDICE DE MASSA CORPORAL. Qual o melhor?

Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia propuseram uma nova forma de avaliar a adiposidade em adultos. Atualmente o uso do Índice de Massa Corporal (IMC) é largamente difundido para quantificar se o peso do paciente está em harmonia com sua altura e o cálculo utiliza como base o peso e a altura do indivíduo, através da fórmula IMC= Peso (em quilogramas)/(Altura x Altura (em metros)). Por ser de fácil realização, o IMC é largamente utilizado há cerca de 200 anos. No entanto, este cálculo representa muito mais a corpulência que a adiposidade, uma vez que indivíduos musculosos e obesos podem apresentar o mesmo IMC, dificultando assim fechar um diagnóstico nutricional sem o uso de uma bioimpedância ao calculo de % de gordura.

A pesquisa publicada na Revista Obesity apresenta o índice de adiposidade corporal (IAC) como uma alternativa, aparentemente, mais fidedigna para quantificar a gordura corporal, utilizando a medida do quadril e a altura. A medida do quadril é realizada a partir da projeção mais posterior dos glúteos em uma linha horizontal até a região anterior do quadril.

Vamos calcular o seu IAC. Pegue uma fita métrica e faça a medida do seu quadril. Adicione sua altura, pegue a calculadora e mande ver...

Para calcular o IAC não é utilizado o peso corporal. A fórmula do IAC é:

[Quadril/(altura x √altura)] – 18




A nova medida apresenta maior correlação com a gordura corporal medida por densitometria que o clássico IMC. Por isso, o IAC surge como alternativa mais fidedigna para a avaliação da adiposidade. Apesar disso, os autores salientam que é importante repetir o estudo em outras populações, como os indivíduos de origem européia. A pesquisa foi realizada com indivíduos de origem mexicana e africana.

O IAC aparece como uma medida promissora para substituir o IMC, por ser mais específica para quantificar a quantidade de gordura corporal. No entanto, o cálculo não é tão simples e a medida do quadril é um pouco mais complexa que a simples pesagem do indivíduo.

Minha questão é...nós mulheres não estaremos em desvantagem com este novo indice visto que acumulamos mais gordura corporal no quadril e bumbum em comparação aos homens?????

PARA CONSULTAS: NUTRICIONISTA PERSONAL DIET PAULA FERNANDES: TEL. 31069027/ 36683131 / 93377942 ou fisionutpaula@bol.com.br

6 comentários:

  1. Ja tinha lido um pouco sobre o IAC, mas nao sabia como calculava, ou como interpretar o resultado. Excepcional o post, obrigada :)

    ResponderExcluir
  2. Passei do sobrepeso do IMC, para a obesidade do IAC.
    KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  3. Ridiculo esse iac...leiam... http://blogosferalight.com.br/blog/2011/07/medida-da-cintura-circunferencia-abdominal/

    ResponderExcluir
  4. De onde você tirou os pontos de corte?

    ResponderExcluir
  5. Este novo índice é aplicavel para crianças, Se sim, qual a tabela?

    ResponderExcluir