Busca

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Fitoterápicos Amigos do Emagrecimento.


A procura por dietas milagrosas para se perder peso é constante, o importante é associar um conjunto de atitudes que se segue no dia a dia, sem ser nenhum sacrifício, como a prática regular da atividade física, a educação alimentar, a meditação, e, sobretudo a disciplina. Na alimentação, essa idéia de fechar a boca não é a mais sensata, pois se perde peso, mas é só de massa muscular.
Dentro de uma proposta de educação alimentar, entre os alimentos ricos em proteínas, carboidratos, lipídeos, Vitaminas e minerais, e os fitoquímicos tem dado suporte também na dieta, os fitoterápicos.
A FASEOLAMINA extraída do feijão branco interfere na quebra dos carboidratos diminuindo sua absorção a nível intestinal. Alguns trabalhos têm demonstrado uma redução no peso corporal, redução no IMC (Índice de Massa Corpórea), no tecido adiposo (% de gordura) e nas medidas de circunferências, além de ter mantido a massa muscular. Esse efeito está associado à capacidade da FASEOLAMINA inibir a atividade da enzima alfa-amilase, levando a diminuição da absorção da glicose e da insulina após a refeição. Portanto, além da faseolamina ser importante para perda de peso, pode ser importante também na terapia nutricional do diabético.
DOSE: 200mg/dia, trinta minutos antes do almoço.
A CARALLUMA é outro fitoterápico indicado nas dietas de emagrecimento – é um cacto usado pelos índios para suprimir a fome. Estudos têm demonstrado que a utilização da caralluma levou a diminuição da fome, ou seja, melhorou a saciedade, e diminuiu a medida da circunferência abdominal, mas a diminuição do peso, do percentual de gordura e o IMC tiveram uma redução que não foi considerada significativa. Esse efeito, com certeza, será potencializado com a adição na dieta de outros fitoterápicos, com efeito termogênico, como a capsaicina da pimenta, o gingerol do gengibre.
DOSE: 200mg/dia trinta minutos antes do almoço.
A GARCÍNIA é uma fruta do sul da índia que tem como substância bioativa o ácido hidroxicítrico, o qual atua na inibição da enzima ATP citrato liase, enzima que está envolvida com a lipogênese, na formação de gordura. Quando essa enzima é inibida, o ácido cítrico não forma acetil Coenzima A, o acetil Coenzima A é formador de colesterol e de ácidos graxos (gorduras). Ou seja, a via de formação de gorduras fica suprimida. Além desse efeito, a garcínia estimula a formação de glicogênio no fígado, levando a diminuição do apetite.
DOSE: 200mg/dia, trinta minutos antes do almoço.
Essas informações são gerais, cada um deve seguir a orientação do profissional consultado. Até porque são necessários mais estudos para definir melhor esses conceitos e descrever esses mecanismos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário