Busca

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Água de Coco, Água dos deuses! Isotônico Natural!


O coco é um fruto do coqueiro, da família das palmáceas, a qual abrange cerca de um milhão de espécies. O coco-da-baia, introduzido na Bahia em 1553, pelos portugueses, é o mais conhecido e utilizado.
A água de coco, líquido existente no interior do fruto, especialmente em maior quantidade quando o coco está verde, constitui sabor levemente adocicado e suave...é o soro natural!

Propriedades

O valor nutritivo do coco e seu sabor variam de acordo com o estágio de maturação apresentando de maneira geral quantidades significativas de sais minerais (potássio, sódio, fósforo, magnésio e cloro), e fibras. À medida que a polpa amadurece, enriquece o seu teor de gorduras. O coco também possui carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas A, B1, B2, B5 e C.
A água de coco, por possuir uma esmolalidade próxima ao plasma sanguíneo, pode ser considerada um isotônico natural. Bebida de poucas calorias, rica em minerais como sódio e potássio, ela é de fácil absorção pelo organismo, favorecendo a rápida hidratação e oferecendo aqueles minerais eliminados através do suor.
Vale a pena investir nesse líquido, principalmente para quem mora em áreas em que ele é oferecido in natura.
Funciona muito bem como um isotônico natural pois repõe minerais perdidos no suor,principalmente agora no verão quando transpiramos muito.

Uma unidade média de coco verde contém cerca de 300 ml, o que equivale a:

54 calorias
12g de carboidratos
0,4g de proteínas
0,4g de gorduras


Lembrando que as gorduras deste fruto são beneficas!


Benefícios
A água de coco é considerada um isotônico natural por ser rica em minerais. A presença de eletrólitos tais como sódio e potássio na água de coco possibilita a uma absorção mais rápida, recuperando as perdas destes minerais através da urina e da pele através do suor. Além disso, a água de coco é a única bebida isotônica natural disponível comercialmente. Portanto, é ideal para repor o líquido perdido depois das atividades físicas e para a recuperação nos casos de desidratação por ser um excelente soro vegetal.

Qualidade e conservação

Quando o coco é verde, essa parte é pouco desenvolvida e mole, guardando muita água no seu interior. Á medida que o coco vai amadurecendo, a parte carnosa se torna mais consistente e a água diminui. O coco verde está adequado para consumo quando sua casca é fibrosa e carnuda, com um tom esverdeado e se o núcleo está bem duro. Além disso, a polpa deve apresentar-se tenra com consistência cremosa.
O coco fresco, ainda fechado, pode ser conservado por 2 meses. Depois de aberto, a polpa deve ser consumida no mesmo dia ou conservada em geladeira por até 5 dias.
PREFIRA SEMPRE A ÁGUA NATURAL E EVITE AS INDUSTRIALIZADAS QUE NÃO POSSUI AS MESMAS PROPRIEDADES DO COCO NATURAL!!!


Para vaiores informações, procure um nutricionista (fisionutpaula@bol.com.br / (21) 3106-9027 / (21) 93377942)

Nenhum comentário:

Postar um comentário