Busca

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O que é colesterol?


colesterol trata-se de um lipídio (ou seja, gordura) esteróide e é encontrado tanto em nossos tecidos celulares como em nossa corrente sangüínea. Ele possui importante papel na composição das membranas celulares, bem como é um reagente necessário no processo de síntese de hormônios como cortisol, aldosterona, testosterona, progesterona, estradiol, etc. bem como no processo de absorção de vitamina D.

Ao contrário do que muitos pensam, a maior parte do colesterol presente em nosso corpo não provém de nossa dieta, mas da intervenção do nosso próprio corpo, que fabrica (no fígado) o colesterol em proporções determinadas de acordo com o nível de absorção por meio da dieta, em outras palavras, quanto menos consumimos colesterol, mais o nosso corpo se encarrega de fabricá-lo.
Níveis elevados de colesterol estão associados com aterosclerose e doenças coronarianas. As recomendações dietéticas habituais são para uma ingestão diária de colesterol inferior a 300 mg, quantidade que representa cerca de 50% da quantidade ingerida pelos norte-americanos.

Há basicamente dois tipos de colesterol: o LDL (lipoproteína de baixa densidade) e o HDL (lipoproteína de alta densidade).

O LDL é conhecido como colesterol ruim, pois está associado à formação placas (ateromas) nos vasos sangüíneos, onde o cálcio pode ir sendo depositado, o que poderá causar a interrupção a corrente sangüínea naquela região (o que é conhecido como aterosclerose). Desta forma, o LDL está ligado direta ou indiretamente à formação de várias cardiopatias.

Já o HDL, conhecido como colesterol bom, está associado à remoção dos ateromas formados pelo LDL, bem como ajuda na manutenção do LDL a fim de que este se conserve nas menores taxas possíveis.

Observação: Alguns estudos mais recentes apontam que o aumento do HDL no organismo, mesmo auxiliando na redução do LDL, não se mostrou eficaz na redução de problemas cardíacos.

Os níveis de colesterol

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis ideais de colesterol no sangue devem ser:

· Colesterol Total - abaixo de 200mg/dL de sangue;

· Bom Colesterol (HDL) - acima de 35mg/dL de sangue;

· Mau Colesterol (LDL)-abaixo de 130mg/dL de sangue.




Causas do aumento do colesterol

Tendências genéticas ou hereditárias;
Obesidade e atividades físicas reduzidas (entretanto, isso não quer dizer que pessoas magras não possam apresentar altos índices de colesterol!);
Problemas com a dieta alimentar.
Conseqüências do aumento do colesterol (Hipercolesterolemia)

Angina de peito (forte dor no peito, geralmente provocada por obstrução das artérias);
Aterosclerose (”endurecimento” e obstrução das artérias devido à formação de placa);
Ataques cadíacos diversos;
Acidente vascular cerebral (perda súbita da função cerebral provocada por bloqueio ou ruptura de algum vaso sangüíneo que transporta o sangue para o cérebro.
Conseqüências da deficiência de colesterol (Hipocolesterolemia)
Infelizmente, os estudos sobre as causas ou conseqüências da hipocolesterolemia ainda são muito limitadas. Alguns estudos apontam relação com depressão, câncer e hemorragia cerebral, mas não se sabe ainda se a hipocolesterolemia é a causa destas ou se é fenômeno que pode ocorrer concomitantemente com estes.

Alimentos Ricos em Colesterol

As principais fontes de onde absorvemos o colesterol são de origem animal, entretanto isso não impede que uma dieta vegetariana possua uma quantidade reduzida de colesterol.

O ovo é conhecido por ser um alimento rico em colesterol, mas ao contrário do que muitos imaginam, nosso corpo não consegue absorver todo o colesterol presente nesse alimento, sendo assim, este alimento não representa tantos riscos quanto se presumia (mesmo assim deve-se controlar o seu consumo, limitando-o, por exemplo, a não mais que quatro ovos por semana).

Dicas para ter uma vida saudável (e com menos problemas com índices elevados de colesterol…)

Tenha uma dieta rica em fibras;
Controle a digestão de carnes vermelhas (já que elas são excelentes fontes de colesterol);
Mantenha uma vida ativa e saudável, com a prática de exercícios aeróbicos;
Mantenha seu peso dentro da faixa ideal (para isto, você pode certificar-se por meio de nossa calculadora de IMC);
Faça exames de rotina e visite periodicamente seu médico a fim de saber melhor como anda sua saúde, bem como tirar possíveis dúvidas.

Procure sempre seu nutricionista e cardiologista. (fisionutpaula@bol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário